Quarta-feira, 04.01.12

 

A MOVICA - Mostra de Vídeo e Cinema Africano pretende ser um motor de divulgação da cultura africana em Portugal através do cinema/documentário. Desde 2009 e durante estes três anos decorridos a MOVICA teve o prazer de mostrar mais de 23 filmes/documentários, com predominância dos filmes dirigidos ou co-dirigidos por realizadores naturais dos P.A.L.O.Ps entre os quais, se destacam as ficções "O Herói" de Zézé Gamboa, "Nha Fala" de Flora Gomes e "O Último Voo do Flamingo" de João Ribeiro. No entanto, também os documentários de relevo têm tido o seu espaço na Movica, como são bons exemplos o "Bab Sebta" de Frederico Lobo e Pedro Pinho e "Ilha da Cova da Moura" de Rui Simões..
Este ano, estamos muito empenhados na organização de um Concurso de Curtas-Metragens cujo objectivo é simultaneamente dar uma oportunidade a jovens cineastas de mostrarem o seu trabalho e de os consciencializar para as desigualdades sociais e os problemas de integração social.
Com esta iniciativa pretende-se que os estudantes desenvolvam uma obra cinematográfica de ficção, documentário ou animação, cujo tema é "Histórias de África em Portugal! Sobrevivência ou Integração?" e que pretende conduzir os jovens a uma reflexão sobre as desigualdades sociais e os problemas de integração das comunidades Africanas em Portugal. Artistas, escritores, imigrantes ilegais, retornados, entre outros, deixam a sua marca no nosso país, espalhando as suas tradições e trazendo a esperança de encontrar uma nova vida em Portugal.
Nesta iniciativa será valorizada a criatividade e a originalidade dos estudantes na abordagem ao tema. O concurso é constituído por duas categorias. A primeira é destinada apenas aos alunos do ensino secundário, profissional e a grupos específicos em que nenhum dos seus membros se encontre a frequentar ou possua um grau de ensino superior na área das artes visuais. A segunda é destinada aos alunos do ensino superior na área das artes visuais.
Um júri seleccionará as melhores curtas das duas categorias, que ganharão assim o direito à sua exibição pública durante a MOVICA (que decorrerá entre os meses de Setembro e Novembro de 2012). Adicionalmente as três melhores curtas serão premiadas.
Actualmente estamos ainda a terminar a elaboração do regulamento assim como a definição dos prémios e júri em conjunto com os nossos parceiros (Cineclube do Porto, Fnac Sta. Catarina, C.M. Porto, Get Set Festival, entre outros..)
Estas informações serão actualizadas em breve no nosso blog (movicando.blogspot.com).
Para mais informações não hesitem em contactar-nos através do curtas.movica@ataca.org ou do número 967793406 ou 915437589.

tags:
publicado por estudantescv_portugal às 10:38 | link do post | comentar | favorito
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Olá :)Este post está em destaque no novo espaço "C...
Olá :)Este post está em destaque Na Rede na homepa...
Olá :) Este post está em destaque Na Rede na hom...
É importante acompanhar de perto e se inteirar dos...
Bom dia :) Este post está em destaque Na Rede na...
Boa tarde :) Este post está em destaque Na Rede ...
Boa tarde :) Este post está em destaque Na Rede ...
Boa tarde :) Este post está em destaque Na Rede ...
Com o andar dos tempos em que a tecnologia penetra...
Falar da cultura de Cabo Verde , da sua musica , t...
tags

todas as tags

arquivos
blogs SAPO